MENU

CONTACTO

SEARCH

PROJECTOS

_

EM CURSO

TODOS

SOBRE CA

_

ATELIER

EQUIPA

CA DENTRO

_

LOJA

SEARCH

PORTUGAL

_

Largo de Santa Cruz, 506, 1 Andar 

4700-322

Braga Portugal


253 283 580


ca@carvalhoaraujo.com

SOCIAL

_

SEARCH

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

EQUIPAMENTO

ESTADO

Projeto

CLIENTE

Associação Ventura Terra

Casa Ventura Terra
Seixas, Portugal

EQUIPAMENTO

Estado

Projeto

Client

Associação Ventura Terra

A casa de Seixas surge como primeira prioridade do programa, tendo como objetivo a sua recuperação para funcionar como sede da Associação Ventura Terra, museu e áreas sociais, inserido num projeto global que permita a autossustentabilidade de todas as ações a desenvolver e que para tal possa recorrer a construções anexas que permitam gerar rendimento e envolver a comunidade.

Partindo das intenções apresentadas pela AVT e pela CM de Caminha, com as quais concordámos genericamente, tentámos olhar para o programa apresentado de forma a conseguir estabelecer sinergias que permitam com o mínimo obter o máximo.

O projeto assentou na ideia de manter o protagonismo da casa existente, apesar do exercício de uma nova dependência tipo casa torre ser tentadora. A opção foi a da valorização da casa não só como memória, mas também como ponto central, de charneira de todo o projeto.
 

Para isso e dada a abrangência do novo programa baseamos a intervenção na ideia de desfragmentar a volumetria aparente de forma a ser facilmente envolvida pela vegetação. O conjunto passa assim a ser definido por 3 construções distintas que se interligam à superfície e pelo subsolo de diferentes maneiras. Ou seja os 3 grandes grupos funcionais podem funcionar como um único edifício ou completamente separados. A estas construções acresce mais uma, independente, onde se localiza a piscina exterior, áreas técnicas e apoio de piscina com balneários.

CASA | SOCIAL

A casa como espaço eminentemente social, núcleo do conjunto que permita o conhecimento do homem e da obra de forma dinâmica e viva, pelas tertúlias, pelas exposições de arquitetura e belas artes, pela excelência de biblioteca de arte e da história da arquitetura que numa primeira fase podem reporta-se à época de Miguel Ventura Terra, às suas influências e ao que o seu trabalho influenciou.

ALOJAMENTO | ÍNTIMO 

Funcionando como alojamento local, colocado na parcela ocidental do terreno, de forma que possa ter, se for necessário, algum grau de autonomia em relação às atividades desenvolvidas pela AVT, quer na casa, quer da dependência multifunções.

ESPAÇO MULTIFUNÇÕES | ATELIER DE TRABALHO

Nesta nova construção de expressão arquitetónica contemporânea poder-se-á dar seguimento à estratégia expositiva seguida na casa principal, mas de carácter temporário, com conteúdos relacionados com a Arquitectura contemporânea, outras expressões artísticas, formação, pensando também na possibilidade de ser, a par do alojamento, outra fonte para um financiamento autónomo.

Globalmente pretende-se a existência de espaço amplos, polivalentes, com áreas de armazém que permitam suportar essa flexibilidade dos espaços. O programa funciona em ligação física, através de escadas, com a casa existente, partilhando valências como a cozinha, que pode apoiar em eventos.

Associação Ventura Terra

A Associação Ventura Terra surge com o objetivo de divulgar e proteger o património arquitetónico de Ventura Terra, dar a conhecer o Homem, o Arquiteto e atuar civicamente levando a ajuda a pessoas na vertente artística.

CARVALHO ARAÚJO