MENU

CONTACTO

SEARCH

PROJECTOS

_

EM CURSO

TODOS

SOBRE CA

_

ATELIER

EQUIPA

CA DENTRO

_

LOJA

SEARCH

PORTUGAL

_

Largo de Santa Cruz, 506, 1 Andar 

4700-322

Braga Portugal


253 283 580


ca@carvalhoaraujo.com

SOCIAL

_

SEARCH

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

TURISMO

ESTADO

Em Curso

CLIENTE

DiverLanhoso

Forte da Ínsua
Moledo, Portugal

TURISMO

Estado

Em Curso

Client

DiverLanhoso

O Forte da Ínsua, classificado como monumento nacional, está situado no ilhéu da Ínsua, na freguesia de Moledo e Cristelo em Caminha.

O conjunto, do qual fazem parte uma estrutura militar e um pequeno cenóbio de inspiração mariana pertencente à regular observância de S. Francisco teve como origem um pequeno eremitério edificado em 1398, tendo sido nos séculos posteriores efetuadas sucessivas obras de remodelação e reformas para melhoramento da eficiência da fortaleza de acordo com as necessidades de defesa da fronteira do Minho. O forte apresenta uma planta estrelada irregular, com cinco baluartes e revelim, integrando no seu interior o convento, que foi ampliado em 1676.

A intervenção corresponde a uma requalificação, no âmbito do programa REVIVE. A proposta procura uma integração com a envolvente e simultaneamente a preservação do valor patrimonial existente, oferecendo à região um alojamento turístico com valor histórico e arquitetónico.

Pretende-se implementar um estabelecimento hoteleiro que possua um programa de atividades diversificado com as seguintes valências: espaço de alojamento composto pelos quartos e variados espaços sociais comuns e serviços de apoio, um serviço de restauração para servir os hóspedes, um espaço cultural que contemple o património histórico do edifício e um programa com uma vertente lúdica, nomeadamente de lazer, bem-estar e saúde na forma de uma piscina interior e exterior e seus serviços de apoio na forma de bar e spa. A intervenção também pretende restituir a volumetria do conjunto edificado, sendo que em termos construtivos, não se pretende realizar alterações significativas no edificado existente.

O Forte da Ínsua será um refúgio, um espaço dedicado à auto-estima e ao equilíbrio, aliado a um programa de Spa e Desporto de natureza e aventura. Procurou-se preservar a imagem de rigor da pré-existência, destacando-se assim a nova intervenção. O material predominante – cerâmico – reforça a ideia de algo que perdura no tempo. A sua resistência e delicadeza remetem-nos para a identidade que se pretende para este espaço.

Image
Image

Publicações selecionadas 

https://www.jn.pt/local/noticias/viana-do-castelo/caminha/investimento-de-65-milhoes-transforma-forte-da-insua-em-refugio-no-mar-13743326.html
https://www.publico.pt/2020/02/17/fugas/noticia/forte-insua-abandonado-ha-decadas-vai-tornarse-centro-turistico-alojamento-1904471
https://revive.turismodeportugal.pt/pt-pt/forte-insua
https://www.youtube.com/watch?v=dhBLu80IzYA


DiverLanhoso

O grupo Diver composto pela DiverLanhoso, DiverMinho e DiverEstrela garante a diversão em já três grandes pontos turísticos em Portugal: em Braga, Viana do Castelo e na Serra da Estrela. Com o intuito de inovar no desenvolvimento e implementação de ideias disruptivas, para potenciar o turismo nacional, o Grupo Diver promete levar às pessoas diferentes faces do Turismo de Aventura e Natureza e, mais do que isso, pôr em prática o conceito de Turismo de Experiência, mediado através de momentos absolutamente únicos e diferenciados.

https://diverlanhoso.pt

CARVALHO ARAÚJO