MENU

CONTACTO

SEARCH

PROJECTOS

_

EM CURSO

TODOS

SOBRE CA

_

ATELIER

EQUIPA

CA DENTRO

_

LOJA

SEARCH

MORADA

_

ca@carvalhoaraujo.com

Largo de Santa Cruz, 506, 1 Andar 

4700-322, Braga Portugal
253 283 580

PRESS

_

dc@carvalhoaraujo.com


- Publicar algum projeto ou assunto sobre o atelier.
- Obter informações sobre os projetos para fins académicos, ou organizar visitas de estudo.
- Solicitar a participação do atelier em conferências ou outro tipo de eventos.

PROJETOS

_

jca@carvalhoaraujo.com

- Saber o que fazemos e como trabalhamos.
- Como encomendar um projeto.
- Propor alguma parceria ou investimento.

CANDIDATURAS

_

jobs@carvalhoaraujo.com

- Envio de candidaturas para estágios, emprego e colaborações.

SEARCH

futungo 1
futungo 2
futungo 3
futungo 4
futungo 5
futungo 6
FUTUNGO 7
FUTUNGO 8

RESIDENCIAL

ESTADO

Em Curso

EQUIPA

Carvalho Araújo

Joel Moniz

Alexandre Branco

Gonçalo Fernandes

Helder Ferreira

João Santos

Sandra Ferreira

Villas Futungo
Angola, Portugal

RESIDENCIAL

Estado

Em Curso

DESIGN TEAM

Carvalho Araújo

Joel Moniz

Alexandre Branco

Gonçalo Fernandes

Helder Ferreira

João Santos

Sandra Ferreira

No lugar das Villas Futungo a vista é sempre livre, sobre a baía, sobre as ilhas e mais além; um infinito mar atlântico.


Por isso quisemos repartir o terreno de forma igual para todos. Quarenta lotes com frente iguais para o mar e para as zonas comuns do condomínio. Os lotes são unidos por uma rua interior de acesso, no extremo norte do terreno, que funciona como uma grande praça, que se vai diluindo na paisagem e que separa do lado poente as casas, do lado nascente com as zonas comuns, sociais, desportivas e administrativas. 


Os lotes, estendidos no terreno em direcção ao mar, aproveitam o desnível do terreno, para localizar as casas a cotas diferentes, posicionando-as de forma não alinhada, aumentando o seu campo de visão, fundindo a paisagem da baía com a paisagem da Villa.


A envolver as construções colocámos um parque verde, que garante uma imagem de conjunto e uma fluidez no seu uso pedonal, na ligação das zonas comuns como um todo, fazendo também um cinturão e protecção do condomínio em relação à envolvente. Aproveitando uma depressão no centro do terreno propõe-se um momento de excepção, que retoma a ideias das zonas comuns como um elemento de unidade, mas que cria maiores potencialidades no cenário criado. Por um lado a proposta de estudar a possibilidade de ligação da Villa directamente à praia, de forma pedonal por baixo da estrada da Samba e por outro uma integração de um lago na continuidade das zonas comuns.


As casas da Villa Futungo pousam no terreno modelado, adaptando-se à sua topografia, o que significa que as casas colocadas mais a oriente ficarão mais altas que as casas colocadas na parte mais ocidental. Como todas têm acesso a partir da via as pessoas descem suavemente até à sua casa, que se estende numa sucessão de espaço, privilegiando a vista do mar, passando por átrios, salas e pátios, culminando nas suas piscinas privadas em transbordo sobre a vista desimpedida até ao mar. As casas têm dois pisos mais a cave, organizados em espaços que se interconectam, fazendo de uma modelação estrutural simples uma qualidade de espaços amplos, em profunda relação com os jardins envolventes.

CARVALHO ARAÚJO